A Antropologia do Consumo investiga as práticas e as representações do consumidor contemporâneo, peça central na sociedade em que vivemos, a sociedade de consumo. Em um ano desafiador como esse, fica ainda mais relevante pra gente encontrar caminhos de entendimento sobre como, porque, de que forma consumimos.
No formato de um encontro no sábado dia 15 de dezembro iremos abordar um dos mais recentes temas da Antropologia do Consumo: a economia de compartilhamento e o consumo colaborativo.
O curso está repleto de questões, indagações e provocações sobre uma necessária reflexão sobre economia de compartilhamento fruto de uma pesquisa inédita em uma favela no Rio de Janeiro.
Você ainda vai acreditar nos estereótipos e rótulos? Saia do óbvio e encontre uma alternativa mais condizente com a realidade que vivemos,
Pra quem é o curso?
Para curiosos, profissionais e estudantes que tenham interesse em entender a sociedade de consumo e suas expressões.
Para pessoas que querem conhecer autores e referências no campo da Antropologia do Consumo.
Para publicitários, designers e comunicadores que tem como princípio entender o outro, traduzir sua forma de pensar e agir.
Para todos os “estrangeiros” fora do mundo acadêmico que desejam ter uma imersão no conhecimento de forma dirigida.
Quais temas serão abordados?
- Aprendendo com os nativos: tudo começou com a economia da tribo e a plantação ostentação.
- Homo empathicus: Entender pessoas para entender o consumidor. O processo começa dentro da gente.
- Maslow needs to die: Necessidade básica ou supérfluo? Vamos mergulhar na hierarquia das necessidades sob o ponto de vista cultural e acabar de vez com a moralidade no consumo;
- Lições da favela: inspiração para exercício da verdadeira economia de compartilhamento;
- Airbnb, Facebook, Uber são exemplos de compartilhamento? O lugar das moedas sociais e do dinheiro na nova economia.
Onde?
Quando?
Dia 15/dezembro das 10 às 19h
Quem é a antropóloga?
Hilaine Yaccoub é doutora (PhD) em Antropologia do Consumo (UFF- RJ), Mestre em Antropologia do Consumo (UFF- RJ), pós graduada em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais (ENCE-IBGE) e formada em ciências sociais (UFRJ). Promove a Antropologia Estratégica aplicada a organizações e empresas, onde amplia e compartilha entendimentos de todos os agentes acerca do meio em que vivem, das relações e dos produtos e serviços inseridos em diversos contextos. Consultora independente, pesquisadora e palestrante há mais de 20 anos atua fazendo a ponte entre o universo acadêmico e o empresarial.
Circula entre as melhores instituições de ensino nacionais e internacionais, tendo inclusive participado da criação do MBA em Estratégias e Ciências do Consumo da ESPM-RJ. Participou de várias conferências e eventos entre eles em destaque um dos maiores eventos de Pesquisa de Mercado, o ESOMAR Latin 2015 em parceria com o Instituto Qualibest e a LG no qual teve seu paper premiado. A convite discursou no TEDx Inatel com o tema Antropologia do Consumo na Empresa e também no TEDx Petrópolis com o tema Consumo Colaborativo nas favelas. Colunista das Revistas Varejo S.A. e Consumidor Moderno
Para saber mais, acesse www.hilaineyaccoub.com.br