Confira aqui, 5 tendências para coworking em 2019:

1 – Grandes empresas migrando para espaços compartilhados

Se antes o coworking era associado de imediato a startups e pequenas empresas, atualmente este conceito está mudando. O cenário em que hoje vive o Brasil, requer atitudes inovadoras por parte de empresários para reduzir custos e otimizar a produtividade. Para esses requisitos, o coworking é uma excelente pedida!

2 – Sustentabilidade ganha mais destaque

Conceitos relacionados à preservação do meio ambiente têm sido cada vez mais evidenciado em todos os segmentos. Logo, um formato tão inovador de trabalho, não poderia deixar algo tão importante pra trás!

Os coworkings naturalmente já são mais ecológicos, pois necessitam de menos infraestrutura, menos construções, uso de energia, entre outras coisas. Além disso, englobam um conceito ecológico muito positivo, como por exemplo, regras de desperdício de água, reciclagem e aqui no Espaço Envolve, o coworking da Vila Mariana, temos um ambiente muito arejado, com flores e árvores, além da nossa própria horta, onde todos podem se sentir à vontade para pegar seus vegetais!

3 – Maiores espaços

Uma das características mais agregadoras de um coworking é a pluralização e densidade de pessoas. São muitas ideias pulsando ao mesmo tempo, direcionadas para diferentes segmentos, que podem ser muito uteis para quem estiver no meio! Quanto maior o espaço, mais pessoas circulam e ainda pode ser muito positivo para os empresários dos coworkings, já que quanto maior o tamanho, mais pessoas e, consequentemente, mais custos diluídos. Nos últimos anos, novos espaços foram nascendo três ou quatro vezes maiores do que os primeiros.

4 – Saúde e qualidade de vida ganham destaque

A cultura da qualidade de vida profissional unida à pessoal é uma preocupação constante nos coworkings, e um dos pontos mais altos desse modelo de negócio. Felizmente, uma das maiores tendências para o futuro é focar ainda mais nessa parte, utilizando como referência a Ásia e estendendo para todo o mundo!

5 – Coworking de nicho

Outra tendência para 2019 são modelos de coworkings focados para o um único segmento. Desta forma, diversos profissionais podem atuar dentro de um mesmo lugar, utilizando de infraestrutura especializada, como por exemplo, fotógrafos que podem compartilhar estúdios e usar a hora que precisar!

Olá, como podemos ajudar?
Powered by