As novas faces das Economias de Compartilhamento

Um encontro para entender Antropologia do Consumo, Economias de Compartilhamento e Consumo Colaborativo.


A Antropologia do Consumo investiga as práticas e as representações do consumidor contemporâneo, peça central na sociedade em que vivemos, a sociedade de consumo. Em um ano desafiador como esse, fica ainda mais relevante pra gente encontrar caminhos de entendimento sobre como, porque, de que forma consumimos.

O curso está repleto de questões, indagações e provocações sobre uma necessária reflexão sobre economia de compartilhamento fruto de uma pesquisa inédita em uma favela no Rio de Janeiro.

As novas faces das Economias de Compartilhamento

Um encontro para entender Antropologia do Consumo,Economias de Compartilhamento e Consumo Colaborativo.


A Antropologia do Consumo investiga as práticas e as representações do consumidor contemporâneo, peça central na sociedade em que vivemos, a sociedade de consumo. Em um ano desafiador como esse, fica ainda mais relevante pra gente encontrar caminhos de entendimento sobre como, porque, de que forma consumimos.

O curso está repleto de questões, indagações e provocações sobre uma necessária reflexão sobre economia de compartilhamento fruto de uma pesquisa inédita em uma favela no Rio de Janeiro.

Para curiosos,

profissionais e estudantes que tenham interesse em entender a sociedade de consumo e suas expressões.

Para os “estrangeiros”

fora do mundo acadêmico que desejam ter uma imersão no conhecimento de forma dirigida.

Para publicitários

designers e comunicadores que têm como princípio entender o outro, traduzir sua forma de pensar e agir.

Para pessoas que querem

conhecer autores e referências

no campo da Antropologia do Consumo.

1. Aprendendo com os nativos: 

Tudo começou com a economia da tribo e a plantação ostentação.

2. Homo empathicus:  

Entender pessoas para entender o consumidor.
O processo começa dentro de nós.

3. Maslow needs to die:  

Necessidade básica ou supérfluo?
Vamos mergulhar na hierarquia das necessidades sob o ponto de vista cultural e acabar de vez com a moralidade no consumo.

4. Lições da favela:  

inspiração para exercício da verdadeira economia de compartilhamento.

5. Airbnb, Facebook, Uber são exemplos de compartilhamento?  

O lugar das moedas sociais e do dinheiro na nova economia.

Hilaine Yaccoub é doutora (PhD) em Antropologia do Consumo (UFF- RJ), Mestre em Antropologia do Consumo (UFF- RJ), pós-graduada em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais (ENCE-IBGE) e formada em ciências sociais (UFRJ). Consultora independente, pesquisadora e palestrante há mais de 20 anos atua fazendo a ponte entre o universo acadêmico e o empresarial.

A convite discursou no TEDx Inatel com o tema Antropologia do Consumo na Empresa e também no TEDx Petrópolis com o tema Consumo Colaborativo nas favelas. Colunista das Revistas Varejo S.A. e Consumidor Moderno.

Hilaine Yaccoub é doutora (PhD) em Antropologia do Consumo (UFF- RJ), Mestre em Antropologia do Consumo (UFF- RJ), pós-graduada em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais (ENCE-IBGE) e formada em ciências sociais (UFRJ). Consultora independente, pesquisadora e palestrante há mais de 20 anos atua fazendo a ponte entre o universo acadêmico e o empresarial.

A convite discursou no TEDx Inatel com o tema Antropologia do Consumo na Empresa e também no TEDx Petrópolis com o tema Consumo Colaborativo nas favelas. Colunista das Revistas Varejo S.A. e Consumidor Moderno.

WhatsApp Fale pelo WhatsApp